Pesquisa da Reuters/Ipsos aponta que 59% dos americanos são contra a medida defendida por Donald Trump para pôr fim ao direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais e turistas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28).
Por outro lado, o levantamento indica que 48% dos entrevistados apoiam as políticas de combate à imigração ilegal adotadas pelo governo, enquanto 41% desaprovam.

A pesquisa ouviu 1.034 adultos pela internet entre os dias 24 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro. Entre as primeiras medidas do republicano estava uma ordem executiva sobre o direito à cidadania para nascidos nos país.
A ordem determinava que as agências federais parassem de reconher a cidadania americana de crianças nascidas nos Estados Unidos cujos pais estão no país ilegalmente ou temporariamente, como turistas e outros portadores de vistos.
A medida foi questionada na Justiça por estados liderados por democratas e acabou sendo temporariamente suspensa. O governo afirmou que vai recorrer da decisão.
Essa é a segunda pesquisa Reuters/Ipsos sobre o governo de Donald Trump. O primeiro levantamento, divulgado logo após a posse, mostrava que o presidente era aprovado por 47% dos entrevistados, enquanto 39% o reprovavam.
O novo levantamento indica que a reprovação de Trump cresceu, indo para 46%. Já a aprovação oscilou para baixo, dentro da margem de erro, passando para 45%.
